3 de ago. de 2010

(2)Shoshin

No Japão encontramos o termo "shoshin" que pode ser traduzido por "mente de principiante". Este estado mental é muito importante no nosso dia-a-dia e para a boa realização de qualquer disciplina, seja ela física, mental ou espiritual.
Quando somos crianças nossa mente é um campo livre, uma mente de principiante, não contaminada de pré-conceitos, sendo para nós uma época de conhecer e explorar, todo dia é dia de aprender! Somos cheios de vida e energia, o novo nos mantém atentos a tudo!. Porém com o passar dos anos vamos perdendo toda esta energia e a atenção que este modo de olhar nos dá, substituindo por pensamentos pré-concebidos, criando nossas máscaras e cultivando nossas ervas daninhas que impedem de enxergar as coisas como realmente são.
Tudo é novo a cada instante!
Podemos voltar a ver tudo com o puro olhar da criança, as nossas atividades caseiras, nosso trabalho, a mulher ou marido companheiro de anos, tudo é novo a cada dia, a cada instante!
Cultivar o Shoshin,este olhar novo e puro, é fundamental para nos conservar atentos, aprendendo e vivenciando cada instante, o agora, sem as pré-concepções errôneas e suas armadilhas.
Mente livre, vazia, brilhante - Shoshin!!!

_/|\_
Gasshô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...