28 de set. de 2010

Katori Shinto ryu


Katori Shinto Ryu, cujo nome oficial é Tenshin shoden Katori Shinto Ryu, é um estilo antigo (Koryu) de Budo criado por Iizasa Choisai Ienao durante o período Muromachi.
O Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é a única forma de artes marciais reconhecida como Tesouro Nacional (Bunkasai) pelo governo Japonês.

Origem do estilo

A versão mais aceita para a origem do estilo é que um famoso guerreiro, já idoso, Iizasa Choisai Ienao ficou mil dias e mil noites treinando as suas técnicas, até que surgiu uma divindade (kami) junto a uma árvore (que supostamente ainda está de pé junto ao templo de Katori), que lhe transmitiu o conhecimento das técnicas mais supremas do estilo.
Este é um dos estilos mais antigos e tradicionais que se tem notícia, criado há mais de 500 anos e um dos poucos estilos dessa época que possuem uma sólida documentação acerca da sua linhagem desde a fundação.
O representante atual do estilo (Soke) ainda é um membro da família Iizasa, embora não pratique o estilo. Em seu lugar, há um instrutor-chefe (Shihan) Otake Risuke que rege toda a parte técnica do estilo.
Este estilo é considerado o estilo mais antigo (Koryu) registrado de Budo (artes guerreiras japonesas), tendo sido a origem para inúmeras derivações. Dois, entre muitos, estilos famosos que surgiram a partir do Katori Shinto são o Kashima Shinto Ryu, criado por Tsukahara Bokuden, e Tennen Rishin Ryu, criado por Kondo Kuranosuke e popularizado como o estilo do Shinsengumi.
Hoje em dia, a escola mantém o tradicional protocolo de admissão, o qual o canditato interessado em estudá-la, deverá realizar o Keppan (juramento de ingresso), firmando com seu próprio sangue um documento em que aceita as normas etabelecidas pelo fundador da escola, o Mestre Iizasa Choisai Ienao, há mais de 600 anos.

Currículo do estilo

Este estilo é um estilo de Sôgô Bujutsu com um curriculo abrangente de Budo clássico, contemplando não apenas técnicas de katana (iai-batto-ken-jutsu), mas também de naginata, yari, bo, Kodachi, Ryoto, shuriken entre outras armas, além de estudos de construção de castelos, ninjutsu e onmyôjutsu, o equivalente à magia/astrologia japonesa.

Locais de prática

Este estilo está presentemente sediado na região de Kanto, no Japão (Hombu Dojo), estando intimamente relacionado com o templo de Katori na província de Chiba.

Técnicas do estilo

As técnicas do Katori Shinto Ryu são famosas por serem dinâmicas, com movimentos em alta velocidade e golpes extremamente precisos. Representam o combate como era feito na época dos Samurais.

O estilo ensina uma grande variedade de técnicas, como Kenjutsu (espada longa, espada curta e duas espadas), Iaijutsu, Sojutsu (lança), Bojutsu (bastão) e Naginatajutsu, entre outros.


Kenjutsu - Combate com a espada
-Tachi (espada longa)
Omote no Tachi - 4 Katas básicos
Gogyō no Tachi - 5 Katas avançados
Gokui Shichijo no Tachi - 3 Katas avançados adicionais
-Kodachi (espada curta)
Gokui no Kodachi - 3 katas
-Ryoto (duas espadas)
Ryoto - 4 katas

Iaijutsu - Técncias de saque da espada em combate
Omote no Iai - 6 katas básicos
Tachiai Battōjutsu - 5 Katas em pé
Gokui no Iai - 5 Katas avançados

Naginatajutsu - Alabarda
Omote no Naginata - 4 katas básicos
Gokui Shichijo no Naginata - 3 katas avançados

Bojutsu - Bastão longo
Omote no Bō - 6 katas básicos
Gogyo no Bō - 6 katas avançados

Sojutsu - Lança
Omote no Yari - 6 katas

Shurikenjutsu - Arremesso de lâminas
Omote no Shuriken - 7 formas
Gogyo no Shuriken - 8 formas
Gokui no Shuriken - 9 formas

Jujutsu - combate desarmado
Gokui no Jūjutsu - 36 katas


Referência para a postagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Katori_Shinto_Ryu
http://www.katorishintoryu.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...