1 de fev. de 2011

Benevolência (JIN)

Benevolência (JIN) é um dos 7 atributos que um samurai deveria cultivar (os outros atributos são: bravura, integridade, cortesia, honestidade, lealdade e honra). JIN também pode ser traduzida como humanidade e caridade. Vou me concentrar aqui no termo benevolência.
Mas o que é ser benevolente? O que é benevolência?? Meu sensei me perguntou isso outro dia . Respondi na ocasião, porém essa pergunta ficou na minha mente. Sou uma pessoa benevolente? Sim! não sempre! isso é uma certeza.

Resolvi então pesquisar sobre ser benevolente!

A etimologia da palavra benevolente vem do latim: benevòlens,ntis (benevolente, que quer bem, favorável),
O significado de benevolente: aquele que quer o bem; benévolo
Outros:
1. cuja disposição é favorável; propenso
2. disposto a absolver; complacente, indulgente
3. cujos propósitos são sinceros; bem-intencionado
4. que é devotado; amigo

O princípio budista de benevolência (jihi) incorpora a própria essência da sabedoria oriental. Jihi (benevolência) é definido no budismo como “tirar o sofrimento e dar felicidade”. O caractere hi (literalmente, sofrimento) significa os esforços que uma pessoa faz para eliminar a causa fundamental do sofrimento, ao mesmo tempo que compartilha o sofrimento do outro e se solidariza como se esse sofrimento fosse seu. Ji (consideração) significa a prática benevolente baseada na forte determinação de nutrir e proteger a vida dos outros.
A benevolência é a principal virtude da tradição budista. Segundo ensinou Sakyamuni, todo ser vivo merece benevolência, e deve ser tratado respeitosamente pela budicidade inerente que cada ser vivo possui.

Acredito que ser benevolente é mostrar em ato todo o nosso potencial divino, é compartilhar e amenizar de alguma maneira o sofrimento do outro. Penso também no significado de samurai : aquele que serve, mas não aquele servir de obrigação, e sim, servir ao outro com toda nossa compreensão e empatia sincera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...