15 de jul. de 2011

Esforço e Meditação


Podemos desenvolver a percepção de nós mesmos e do mundo de várias formas diferentes. Todas exigem esforço. Quem pode negar que é necessário coragem para examinar de perto nossos pensamentos e comportamentos? Não é fácil admitir que agimos por orgulho, inveja e má vontade, em vez de honrar com a natureza búdica. Quem tem a coragem e o zelo espiritual para encarar esses fatos a seu próprio respeito?
Existem muitas formas de fazer esforço espiritual e desenvolver uma vida mais espiritualizada. A meditação tem sido usada por milhões de pessoas, durante milhares de anos, para transcender as limitações humanas, obter a auto-realização e experimentar o divino. Em termos práticos, isto significa promover o desenvolvimento intelectual e emocional até o ponto onde se está equilibrado e em harmonia consigo mesmo, e capaz de lidar com as questões mais profundas da existência.
A meditação é essencialmente uma forma de vida. É por isso que é tão intrinsecamente ligada ao esforço espiritual. Ela exige esforço para desenvolver a consciência através do treino da atençaõ. Na arte da meditação, o segredo é a simplicidade: a simples necessidade de se livrar do excesso de bagagem e de voltar a busca para dentro. Porque todas as coisas estão acessíveis dentro do nosso intangível âmago espiritual.



livro: O Despertar do Buda Interior, autor: Lama Surya Das, Editora Rocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...