10 de mar. de 2012

Ensinamentos Supremos do Estilo Tamiya-Ryû (1698)(trechos)


Autor: Tamiya Jirôemon Narimichi, 5º representante do estilo

Sobre o Iai

O Iai não se trata meramente de técnicas de saque e combate. Ao analisar a natureza humana, o sentar se apresenta como o início e o levantar se mostra como o fim.
Quando uma pessoa está de pé, ela consegue manejar uma espada com facilidade razoável. Por outro lado, é bastante complicado para essa pessoa brandir uma espada quando se está sentado.
Assim, o uso de técnicas quando se está sentado é para fins de treinamento. Se a pessoa conseguir utilizar a espada livremente enquanto sentada, então terá uma liberdade ainda maior se estiver de pé.
É um erro considerar que o iai tem como princípio alcançar a vitória através do saque da espada e do combate.
O “i” da palavra iai significa “estar”, e simboliza a unicidade da alma. Se a alma não estiver onde ela deve estar, então não será possível conhecer todas as coisas. E, portanto, não será possível reagir a incidentes.
Chama-se iai a reação perfeita aos incidentes, onde a alma da pessoa está onde ela deve estar. Em última análise, a pedra angular do estilo está em fazer com que a alma da pessoa esteja no local correto e agir de forma correta em qualquer situação. (…)

Sobre o ensinamento supremo

O ensinamento nada mais é do que firmar a alma. (…)
Se a alma não estiver firme, então não se pode dizer que atingiu a maestria da essência do estilo.
O ensinamento supremo do estilo nada mais é do que firmar completamente a alma de forma correta. Isso deve ser uma verdade a qualquer momento do dia . Esse é o princípio de suma importância.(…)



Fragmento retirado do livro: Peregrinos do Sol, A Arte da Espada Samurai. Autor: Luiz Kobayashi. Editora Estação Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...