18 de mar. de 2012

Mutô-ryû Kenpô Shugyo Kisoku (Tesshû Yamaoka)


Mutô-ryû Kenpô Shugyo Kisoku (1880)

Autor: Yamanoka Tetsutarô (Tesshû Yamaoka)


Aquele que praticam o kenpô do estilo Mutô ryu devem aprender e se aperfeiçoar para que a as técnicas e os princípios se tornem um.

Os antigos fundadores criaram seus próprios estilos com base nas iluminações que tiveram acerca da arte, após um treinamento austero e intenso. Entretanto, hoje em dia, suas ramificações não mantiveram seus ensinamentos e o caminho se perdeu. Tudo que fazem é utilizar longas shinai para se envolver em meras disputas.

Isso se deve ao fato de não existirem mais pessoas que conheçam e compreendem de fato a verdade a cerca do kenpô. Hoje elas se atêm meramente as técnicas pequenas e são levadas por ostentações inócuas, preocupando-se mais com o aspecto externo do que o interno.

Em uma luta de verdade, com espadas reais, tais praticantes podem até mesmo obter a vitória . Mas isso será apenas um golpe de sorte e não uma vitória no sentido verdadeiro do termo.

A minha visão é totalmente contrária a isso. Deve-se praticar sem se importar com o aspecto exterior ou com as aparências, buscando sempre obter a verdadeira e natural vitória, atingindo o estado da não forma.

Dessa maneira, o iniciante que for admitido nesta escola para trilhar este caminho, deve primeiramente alcançar uma força de vontade inquebrantável e um destemor inabalável. Se ele se dedicar ao extremo no treinamento, será capaz de obter o corpo do estilo em três anos.

Sem que isso seja obtido, é proibido que ele tome parte em disputas, como as que estão em voga hoje em dia nas academias. Caso contrário, todo o esforço dispendido para obter o corpo do estilo terá sido em vão.

Antes de mais nada, o estilo Mutô-ryû foi baseado nas minhas compreensões e iluminações e contém o segredo da unicidade da técnica e dos princípios. Seu ensinamento é feito por meio dos métodos antigos de transmissão.

Aqueles que desejam adentrar este caminho devem seguir a risca estas normas.

30 de março de 1880
Fundador ddo estilo Mutô-ryû Yamaoka Tetsutarô



Retirado do livro: Peregrinos do Sol, A Arte da Espada Samurai. Autor: Luiz Kobayashi. Editora Estação Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...